sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DOAÇÃO DE SANGUE

Esta é a Sofia
Oi pessoal, esses dias a Rubiane me ligou pedindo se eu podia levar a Sofia (minha pastor), na clínica veterinária onde ela fazia estágio, para doar sangue. Infelizmente eu não estava em casa e não havia ninguém que pudesse a levar. Mas pensando nisso, resolvi esclarecer esse assunto, a doação de sangue entre cães e gatos.

Como agente os animais também precisam receber sangue de vez em quando, e pra isso acontecer algum bichinho precisa doar.

Infelizmente isso não ocorre frequentemente, tanto para nós quanto para eles, são poucos os animais ou pessoas que doam ou já doaram sangue durante a vida. Isso ocorre porque além de não serem todos os animais que podem doar (devido ao peso), os seus donos não tem a devida informação de como doar ou de onde doar.

Para ser doador de sangue o seu cão deve ser de grande porte, pesar mais de 28kg e é claro, estar saudável. Gatos devem ter 4,5kg e mais de dois anos. Não há custo nenhum e seu bichinho vai estar ajudando a salvar a vida de um companheiro.

Onde doar?

Procure  o hospital veterinário da sua cidade, eles geralmente possuem banco de sangue e podem fazer o devido armazenamento. Além disso, você pode se oferecer na clínica que o seu cão ou gato frequenta e deixar ele disponível para fazer a doação. Clínicas não costumam ter onde armazenar o sangue entretanto podem precisar da transfusão mesmo assim. Então se você deixar o seu animal a disposição, quando houver alguma emergência, o veterinário irá procurá-lo e ele poderá ajudar!

Para quem é de Londrina e região a UEL possuí o Projeto Vida, onde você pode agendar a doação através do telefone (43) 8803-0241 e acessar o site deles para mais informações. Outro lugar para doar é a Unopar em Arapongas.


Fontes:
Projeto Vida
Conexão Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...