sábado, 11 de junho de 2011

Meu gato não consegue urinar, e agora?

http://dicasveterinarias.com.br/tag/coelho/
Se o seu gato não consegue urinar, sente dor ao urinar, faz apenas gotas de urina, ele pode estar obstruído. A obstrução uretral em gatos é muito comum, especialmente nos machos, uma vez que estes apresentam a uretra mais estreita e comprida que as fêmeas. 

http://gatofilos.wordpress.com
A obstrução se deve a formação de cálculos na bexiga. Os cálculos são acúmulos de minerais, proteínas e células e se formam devidos a vários fatores, mas principalmente, o tipo de alimentação e a quantidade de água que o seu gato ingere. Por causa da micção eles descem da bexiga para a uretra e dependendo do tamanho podem sair com a urina, ou parar na uretra, obstruindo-a.


Se isso acontecer o seu gato vai ter dificuldade e dor ao urinar, podendo sair em gotas, apresentar sangue e até a ausência de micção. Sendo assim o animal deve ser levado imediatamente ao veterinário, pois, a obstrução causa acúmulo de metabólitos nos rins podendo levar a uma insuficiência renal, além disso, o acúmulo de líquido pode levar ao rompimento da bexiga ou da uretra.



O veterinário após confirmar a obstrução com o auxilio de ultrassonografia ou raio x, deve iniciar o tratamento que consiste na passagem de sonda para desobstrução e a lavagem da bexiga. Caso a obstrução não permita o uso de sonda o calculo é retirado cirurgicamente (cistocentese). 

O animal deve tomar medicamentos para a cura da cistite e ficar em observação nos dias seguintes para o caso de haver uma nova obstrução. É recomendado também uma dieta especifica para a dissolução dos cálculos, neste casos temos rações especiais como a Royal Canin Feline Urinary, e também dietas caseiras à base de frango, fígado e arroz.



http://meuamigogato.blogspot.com
* Se o seu gato for obeso, fique atento, ele vai ter mais facilidade de desenvolver doenças do trato urinário, e se isso acontecer, um regime alimentar também deve ser incluído no tratamento.
* As fêmeas costumam apresentar mais cistite e uretrite, sem a obstrução, que também deve ser tratada para não complicar e chegar a uma insufiência renal.

Fontes:


47 comentários:

  1. O meu gato frederico ja operou da bexiga tirou calculos,amputou o penis,ja fazem cinco meses q vai e volta do vet.hoje ele voltou de novo naõ esta conseguindo urinar,e estava com muita dor.não sei+ o q fazer,estou muito triste.giovana

    ResponderExcluir
  2. e bom vc da uma massaem com talco daqueles que vc usa nos bebes e de tambem oleo virgem de oliva e bom tambem e nao esqueça de m assagear. sempre fasso issso

    ResponderExcluir
  3. Desde cedo q meu gatinho tenta fazer xixi e não consegue, o q eu faço, já q n tenho condições d leva-lo a um veterinário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leve assim mesmo a um veterinário e explique a sua situação, caso não haja um hospital veterinário universitário na sua região. muitos veterinários se sensibilizam e terminam fazendo um acordo de formas de pagamento. quando eu estava desempregado eu saí desesperado quando meu gato teve leptospirose. pensei até em levar meus eletroeletrônicos para deixar como garantia.de pagamento.

      Excluir
    2. Estou na mesma situação que voce meu gato esta 5 dias sem urinar ja chegou a urinar com sangue. E eu nao posso levar ao veterinario pois eles vao cobrar e eu estou desempregado no momento e nao aguento mais ve-lo sofrer

      Excluir
    3. Leon leve ele para o hospital veterinário público se tiver em sua cidade ou alguma universidade veterinária. Eles vão te ajudar. Meu gato estava assim e quando cheguei no hospital ele ja estava em estado grave, hoje sem encontra em tratamentos mas esta sendo cansativo muito cansativo.

      Excluir
  4. não sei o que fazer meu gato não fais xixi

    ResponderExcluir
  5. Ola meu gato tambem esta assim ele chegou do veterinario hoje de manha e ja ta com a begica cheia de novo mais nao faz o xixi e nao tenho dinheiro mais nao sei oq fazer alguem tem algo que posso fazer por favor??

    ResponderExcluir
  6. Ola meu gato tambem esta assim ele chegou do veterinario hoje de manha e ja ta com a begica cheia de novo mais nao faz o xixi e nao tenho dinheiro mais nao sei oq fazer alguem tem algo que posso fazer por favor??

    ResponderExcluir
  7. oi meu gato já fez a ultrassom e raio x não acusou cálculos,só infecção na bexiga tá tomando os remédios e se alimentando da dieta certa, mas não tenho certeza que ele tá urinando. o que faço agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta observar se ele está urinando, caso ele esteja com a bexiga cheia, faça uma massagem levemente para ele sentir vontade de urinar, mas com muito cuidado sem forçar para não estourar a bexiguinha dele.

      Excluir
    2. Ola, como seria essa massagem? pode ser circulos na barriguinha dele?

      Excluir
  8. Isso acontece por causa na maioria das vezes da ração, em caso de troca brusca de ração, ou uso de ração com corante ou proteinas erradas, meu gato ficou assim, após ter comido uma ração da marca pitukats mix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual seria a ração certa? E o que poderia fazer em casa mesmo, para ajudar minha gata bocado pra ela melhorar?

      Excluir
  9. Meu gato nao está fazendo pouco xixi e com sangue não tenho condições de levar no veterinário tem algum medicamento que faça ele fazer xixi me ajudem estou desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUANDO MEU GATO TAVA ASIM EU DEI CHAR DE CABELO DE MILHO EU NAO FUI NEM NO VETERINARIO ELE MELHORO O MESMO DIA LA PRAS 11 ORAS TEM QUE FICAR DANDO TODA ORA E QUANDO ELE MIJA ELE VAI MIJA MUITO


      Excluir
    2. Deu certo mesmo?? O meu está assim e eu não tenho condição de levar no veterinário. Vou dar esse chá também.

      Excluir
  10. Meu gato nao está fazendo pouco xixi e com sangue não tenho condições de levar no veterinário tem algum medicamento que faça ele fazer xixi me ajudem estou desesperada

    ResponderExcluir
  11. Gente. Fui hj no veterinario e ele me disse q nesses casos a solução é essa ração royal canin urinary. É cara mas segundo ele é a unica coisa q pode ajudar a expulsar as pedras.

    ResponderExcluir
  12. Preciso de ajuda não sei mas o que fazer meu gato não faz xixi e não tenho condições de nenhuma de pagar veterinário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure os hospitais escola. Sua cidade deve ter alguma faculdade c curso de veterinária. Lá atendem de graça. Se não tiver na sua cidade, procure nas cides próximas. Tbm pode procura clinicas veterinárias c preço popular. Da uma pesquisada. Não demore. O gato PODE morrer.

      Excluir
  13. Meu gato está gritando de dor para fazer o xixi e não sai uma gota.

    ResponderExcluir
  14. Meu gato não faz xixi e não está andando não come nem bebê o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu gatinho ficou assim a tres dias atras,ele morreu. Qd eu ia levar ele no veterinário ele não aguentou esperar tô muito triste.

      Excluir
  15. É muito triste meu gatinho chega a tremer a boca , eu liguei pra veterinária e ela passou um remédio mas ele não urinou ainda . Só Deus viu e muito triste , moro em uma cidade em que não tem de graça e tudo e caro.

    ResponderExcluir
  16. gente meu gato esta com esse sintomas, não tenho como pagar um veterinário e aqui não tem veterinário solidário... o que eu faço? Ele vai morrer :(

    ResponderExcluir
  17. Minha gata não sai da posição de urinar, ela fica direto na caixa de areia, no banheiro e até na pia, mas não sai nada.
    Acho que ela começou com isso depois que eu peguei outros gatos, ela sempre foi o único animal da casa por anos, daí acho que causou estresse nela ou ciúmes, daí ela faz isso pra chamar a atenção, não sei..
    Eu confesso que ofereço besteira pra ela comer (alimentos de gente), mas não sei se isso tem a ver..
    Minha mãe vive dando remédio há meses, mas não adianta..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Imagino eu ja passei por isso. Nao sabia um ótimo remédio caseiro. Depois que perdi meus dois gatos foi que soube, do chá da raiz do quebra pedra e ótimo. Faça isso, espero que seu gatinho fique bem.

      Excluir
  18. Solidariedade não existe neste país. Levei o pobrezinho do gato no veterinário que cbrou 200 só na chegada, aí disse que ele precisaria fazer desobstrução do canal da urina,eu já comecei a chorar e perguntei quanto ia me custar. Ela, calculou daqui e dali e me passou o valor de 740,00. Falei que eu estava desempregada e que era um absurdo aquele valor, ela disse que ninguém trabalhava de graça... Falei td bem moça, mas poxa vida por esses 200 vc não consegue ajudar o animal? Você procurou essa profissão com qual intenção? Eu não tenho 700 é quase um salário mínimo, eu vou sair daqui e o gato vai morrer, tranquilo pra vc saber disto? vai dormir bem a noite? Ai ela mandou ey voltar de dia que era mais barato. Bando de capitalistas filhos da puta. estão nem aí pros animais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo comugo

      Excluir
    2. Infelizmente a realidade é que o pobre não tem direito a ter nada! filhos, animais, lazer... entendo seu ponto de vista mas temos de entender que os cursos no país são caríssimos e tudo é caro para eles também o que faz com que acostumem com um estilo de vida caro e façam também por sobrevivencia.

      Estou no momento com uma tensão de ter que levar, estou sem dinheiro tmb e cai na real, por mais que eu ame, não posso com isso, tenho que aceitar o fato.

      Excluir
    3. Imagino que vc deve trabalhar de graça direto então. Ngm gasta uma fortuna e passa 6-7 anos estudando pra fazer caridade. Além disso veterinário escuta essa história do nao tenho dinheiro semanalmente, fora que a maioria nao ganha tao bem. Cao e gato nao é brinquedo, custa dinheiro, exige planejamento

      Excluir
  19. Não sei o que fazer, meu gato ta tomando antibiótico ,ja tomou três e ainda não fez xixi,apenas sai uma gotinha de sangue,ja faz 48 horas q ele não urina.

    ResponderExcluir
  20. Passei por isso uns 4 anos atrás, uma veterinária me cobrou 1800 reais pela cirurgia, parcelei em 6x mas 3 meses depois ele estava ruim de novo , levei de novo para a veterinária mas ela me falou q teria q fazer uma nova cirurgia e q me cobraria de novo, como ja estava estava sem dinheiro e ainda pagando a outra cirurgia fui obrigado a levar para uma clinica universitária onde me cobraram mais 450 reais mas ali sim, fizeram td q a outra veterinária me cobrou mas nao fez o q deveria, agr meu outro gato começou com o mesmo problema, vou ter q correr atrás de uma solução até segunda feira pois de final de semana cobram uma facada a consulta

    ResponderExcluir
  21. Meu gato está passando por esse mesmo problema. Pedindo a Deus que ele aguente até segunda, e o dia que funciona o centro de zoonozes.

    ResponderExcluir
  22. Pobre é fodah se fosse um ex famoso q fosse pra mídia chovia pessoas q estudaram 7anos p fazer caridade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade.. Não pode ajudar um pobre mas para uma celebridade faz de graça.

      Excluir
  23. Muito bom seu artigo, bastante informativo para os proprietários de felinos.

    ResponderExcluir
  24. meu gatinho só consegue fazer xixi com sonda ,mas custa mto caro ,não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  25. como fazer minha gata nao consegue urinar

    ResponderExcluir
  26. Roylal canin urinary s/o mais antibiótico enronew 50 mg 12 /12/horas ou se estiver mal ....8/8 horas ...se não quiser comer diluir a ração em aguá .3 vezes ao dia na seringa boa sorte a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito OBRIGADO. Você é veterinário ou aconteceu com o seu animal também

      Excluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...